De acordo com dados do Bacen, o Pix teve um número mais elevado de transações no último trimestre de 2021, e assumiu a dianteira entre os métodos de pagamento no Brasil pela primeira vez desde que entrou em operação, em novembro de 2020.

Foram realizadas, assim, 3,89 bilhões de transações por meio de Pix no 4º trimestre —  um aumento de 34% em relação ao período anterior. Já em cartões de débito e crédito a alta foi, respectivamente, de 9% (3,85 bilhões) e 12% (3,73 bilhões) — enquanto os pré-pagos subiram 20% (1,92 bilhão).

É importante observar, no entanto, que o total das operações nas três modalidades (débito, crédito e pré-pago) ainda é maior do que as transações realizadas por meio de Pix.

Os dados fornecidos pelo Banco Central consideram as transferências entre pessoas físicas — que representam a maior parte dessas operações. Esse crescimento nas transações também foi percebido entre pessoas jurídicas — ainda que, nesse caso, existam tarifas atreladas às operações.

Também é importante mencionar que a entrada do Pix no mercado afetou, principalmente, as transferências realizadas por TED e DOC. Por exemplo, no último trimestre de 2021 foram feitas 294 milhões de transações por meio de TED — uma redução de aproximadamente 50% em um ano.

Nova funcionalidade em operação no segundo semestre

O Banco Central anunciou, para o próximo semestre, uma nova funcionalidade: o Pix Garantido, iniciativa que já estava prevista no roadmap da instituição (leia o que já publicamos sobre o tema aqui), cujo objetivo é possibilitar o parcelamento de compras e, dessa maneira, oferecer uma alternativa aos cartões de crédito para os consumidores.

Algumas instituições financeiras, porém, saíram na frente e já disponibilizaram a novidade aos consumidores.  A tendência, portanto, é que a funcionalidade impulsione ainda mais a participação do Pix entre os meios de pagamento. Isso não significa, porém, que o cartão será substituído; na verdade, trata-se de oferecer opções, com diferentes características, ao mercado — como já comentamos em nosso blog (clique e leia).

Os números apresentados pelo Pix, pouco mais de um ano após ter entrado em operação, expressam seu enorme sucesso no processo de modernização (e inclusão) do sistema financeiro brasileiro promovido pelo Bacen.