O cálculo da contribuição para o FGC mudou. E agora?
setembro 10, 2021
Em operação há menos de um ano, Pix já tem mais de 100 milhões de usuários
outubro 1, 2021
Show all

Novas abordagens colocam bancos e instituições financeiras no cotidiano dos clientes

Os bancos tradicionais ofereciam diversas vantagens para fidelizar e engajar seus clientes. Mas com a chegada dos bancos digitais e fintechs, além das mudanças (open banking, por exemplo) e da flexibilização das normas do mercado financeiro, a concorrência aumentou consideravelmente — e os novos players também adotaram essa lógica de recompensa. Isso fez com que as instituições financeiras, em geral, começassem a enxergar além da vida bancária de seus correntistas.

Iniciativas inovadoras e arrojadas

Evidentemente, isso não diminui a importância de estratégias de fidelização e engajamento como ausência de tarifas para estudantes e gamers, por exemplo. Mas talvez evidencie uma mudança de percepção do cliente quanto ao valor desse tipo de estratégia diante das opções que, atualmente, dispõe no mercado financeiro.

Diversas instituições, aliás, já trabalhavam com iniciativas fora do âmbito bancário como como descontos em eventos culturais, alimentação e lazer, entre outras. Atualmente, porém, algumas ações mais arrojadas vêm sendo promovidas.

É o caso da disponibilização de um sistema de aluguel de bicicletas por meio de app para Android e iOS — que, além proporcionar um meio de transporte sustentável, oferece uma alternativa para evitar o tráfego das grandes cidades.

Outra iniciativa ousada nesse sentido — que já havia sido lançada por um banco digital e vem sendo replicada por outra instituição — é o lançamento de uma tag, solução de pagamento automático de pedágios e estacionamentos sem mensalidade. Vale ressaltar que tal benefício, além do viés de fidelização e engajamento, estimula a utilização de um serviço que auxilia a mobilidade ao descomplicar o trânsito em cidades e estradas.

Outra iniciativa ousada nesse sentido — que já havia sido lançada por um banco digital e vem sendo replicada por outra instituição — é o lançamento de uma tag, solução de pagamento automático de pedágios e estacionamentos sem mensalidade. Vale ressaltar que tal benefício, além do viés de fidelização e engajamento, estimula a utilização de um serviço que auxilia a mobilidade ao descomplicar o trânsito em cidades e estradas.

Outra iniciativa ousada nesse sentido — que já havia sido lançada por um banco digital e vem sendo replicada por outra instituição — é o lançamento de uma tag, solução de pagamento automático de pedágios e estacionamentos sem mensalidade. Vale ressaltar que tal benefício, além do viés de fidelização e engajamento, estimula a utilização de um serviço que auxilia a mobilidade ao descomplicar o trânsito em cidades e estradas.

Presença no dia a dia do cliente

A conclusão, portanto, é que os bancos e instituições financeiras têm procurado fazer parte da vida de seus correntistas. Faz sentido. Afinal, ações e iniciativas marcantes (em outras palavras, que transcendam os serviços bancários e proporcionem conveniência e bem-estar aos clientes em outras esferas de seu cotidiano) são essenciais para cativá-los e, assim, manter um relacionamento mais próximo, além de melhorar a própria oferta de produtos — especialmente em um cenário de competitividade cada vez mais acirrada.

CRK
CRK

Comments are closed.